sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Projeto Gentileza Gera Gentileza


Projeto Gentileza Gera Gentileza
2015
 

ANO: 3º ( 3º B, 3º C)
PROFESSORA: Silsiane Fardin
Tema gerador: Gentileza Gera Gentileza
Questão geradora Geral: De que forma podemos levar os alunos e a comunidade em geral a entender que a Gentileza, é um valor necessário a convivência social harmoniosa.
Questão geradora específica: De que forma a Tecnomídia pode levar o aluno a compreender que a Gentileza, é um valor necessário a convivência social harmoniosa.
COMPETÊNCIAS: Resolver problemas e forma viável e eficaz; Avaliar criticamente dados, situações e fenômenos; Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, verbais e não verbais.
ATITUDES: Cooperação com o grupo nas diferentes atividades propostas; Valorização dos recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem.
VALORES: Gentileza; Amor; Autonomia; Cooperação, Persistência, Respeito, Solidariedade e responsabilidade.
OBJETIVO GERAL: Oportunizar situações de aprendizagem para o desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio do uso de multimídias, estimulando os alunos praticarem a Gentileza, como valor necessário a convivência social harmoniosa.
Conceitos: Valores, Letramento Digital; (Palavra/Texto; Imagem; Som; Vídeo); Autonomia; Emancipação Digital; Espaço Tempo; Comunicação; Informação.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- Participar e vivenciar situações de aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas, solidárias, humanas e respeitosas ao relacionar-se com o grupo, transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.
- Resolver situações-problema que envolvem a utilização de tecnologias de forma ativa e participativa na construção do conhecimento, superando a condições de mero consumidor de informação.
CRITÉRIOS QUALITATIVOS DE AVALIÇÃO
- Participa e vivência de forma satisfatória situações de aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas, solidárias, humanas e respeitosas ao relacionar-se com o grupo, transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.
- Resolve adequadamente situações problema que envolvem a utilização tecnologias de forma ativa e participativa na construção do conhecimento, superando a condições de mero consumidor de informação.
ESTUDO DA REALIDADE : Um novo pensar sobre nossa realidade (Conhecendo Gentileza- O Poeta)
  • Assistir ao Documentário ou contar a história do Profeta Gentileza
  • Após a exibição do vídeo, discutir com os alunos as questões relacionadas ao vídeo, solicitando que as respostas sejam acompanhadas de justificativas:
- Por que alguém resolve viver com esta filosofia de vida?
- O que ações como as do "Profeta" podem gerar nas pessoas?
- Você diria que ele é sonhador?
Trazer o debate da temática para a realidade dos alunos:
- O que é gentileza?
- Como está a questão da gentileza no mundo? E na escola?
- Existe espaço para a gentileza no mundo atual? E na escola?
- A gentileza é um ato em extinção?
- Gentileza gera gentileza?
- Que atos de gentileza são possíveis identificar na escola?
- O que podemos fazer, na prática, para se ter um mundo mais gentil?
- O que podemos fazer na escola para que tenhamos um ambiente onde as pessoas sejam mais gentis?
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
- Após comentários, no kolou paint, criar ilustrações com atos de gentileza.
  • Trabalhar com fábulas que tem como princípio central a gentileza, ( anexo).
- No editor de texto, criar uma fábula sobre gestos de gentileza.
  • Discutir sobre os 10 mandamentos da gentileza (anexo).
- Criar quadrinhos com cada mandamento sobre gentilezas.
  • Vídeos sobre o tema Gentileza.
- Criar ilustrações com atos de gentileza.
  • Elaborar material informativo (cartazes, panfletos, etc) sobre gentileza na escola.
  • Criação de poemas/histórias sobre o tema gentileza.
  • Fazer um mural como fazia o profeta da gentileza, divulgando o amor e a gentileza
  • Sessão do filme Sempre Amigos ou Corrente do Bem, seguido de reflexão e debate.
APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
  • Produzir um vídeo com dicas de Gentileza e socializar com as demais turmas.
  • Pintar murais como fazia o Profeta, divulgando o amor e a gentileza.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à pratica da gentileza e como cada um pode, com atitudes simples, colaborar para que isso ocorra. Posteriormente, o professor acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, fazendo as intervenções necessárias.
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Fábulas  sobre Gentileza
O Leão e o Rato
Autor: Esopo

Não é possível medir a gratidão pelo tamanho do Benfeitor

Boas ações feitas, bons frutos criados...
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto.
Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato suplicou:
"Ora, veja bem, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade."
Apesar de rir por achar ridícula tal possibilidade, ainda assim, como não tinha nada a perder, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Assim, preso ao chão, amarrado por fortes cordas, completamente indefeso e refém do fatídico destino que certamente o aguardava, sequer podia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
"O senhor riu da simples ideia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão."

Moral da História:
Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência do benfeitor.

Salvo pela Gentileza
Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega.  Certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele  ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já  haviam saído para suas casas e era  impossível que alguém pudesse escutá-lo. Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura  insuportável.
De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.   
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que ele foi abrir a porta da câmara se isto não fazia  parte da sua rotina de trabalho... 
Ele explicou:  
- Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e o Senhor é o  único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...


O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era o mais forte, e o   vento disse: “Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo com um casaco? Aposto como posso fazer com que ele tire o casaco mais depressa do que você”.
O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o casaco junto de si.
Finalmente acalmou-se e foi embora; então o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente, ele esfregou o rosto e tirou o casaco. O sol disse então ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.
Como dizia Shakespeare
É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”.

A Formiga e a Pomba (Fábula de Esopo)

Uma formiga foi à margem do rio para beber água, no entanto, de forma inesperada, acabou sendo arrastada por uma forte correnteza, estando prestes a se afogar.
Uma pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma.
Então, subindo na folha a formiga pode flutuar em segurança até a margem mais próxima.
Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, escondido sob a densa folhagem da árvore, se prepara para capturar a pomba.
Ele, cuidadosamente, coloca visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba o iminente perigo.
A formiga, percebendo sua má intenção, imediatamente dá-lhe uma forte ferroada no pé. Tomado pelo susto e gritando de dor, ele assim deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, se pondo finalmente a salvo.

Esta história nos mostra claramente a lei de ação e reação agindo em nossas vidas, e a importância da gratidão.
Gentileza gera gentileza, portanto plante sempre o melhor, pois assim você atrairá coisas boas na sua vida.


OS DEZ MANDAMENTOS DA GENTILEZA

1º Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2º Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.

3º Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4º Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5º Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6º Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7º Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.

8º Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9º Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10º Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.
(escritora Rosana Braga)








3 comentários:

  1. achei bem interessante esse postagem sobre a gentileza tão esquecida no dia a dia das pessoas.

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  2. Parabéns... ótimo material... vou utilizar com meus alunos...

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