Projeto Gentileza Gera Gentileza
2015
ANO: 3º ( 3º B, 3º C)
PROFESSORA:
Silsiane Fardin
Tema
gerador:
Gentileza
Gera Gentileza
Questão
geradora Geral:
De que forma podemos levar os alunos e a comunidade em geral a
entender que a Gentileza, é um valor necessário a convivência
social harmoniosa.
Questão
geradora específica:
De
que forma a Tecnomídia pode levar o aluno a compreender que a
Gentileza, é um valor necessário a convivência social harmoniosa.
COMPETÊNCIAS:
Resolver
problemas e forma viável e eficaz; Avaliar criticamente dados,
situações e fenômenos; Utilizar adequadamente diversas linguagens
humanas, verbais e não verbais.
ATITUDES:
Cooperação
com o grupo nas diferentes atividades propostas; Valorização dos
recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem.
VALORES:
Gentileza;
Amor; Autonomia; Cooperação, Persistência, Respeito, Solidariedade
e responsabilidade.
OBJETIVO
GERAL:
Oportunizar situações de aprendizagem para o desenvolvimento
integral dos sujeitos, por meio do uso de multimídias, estimulando
os alunos praticarem a Gentileza, como valor necessário a
convivência social harmoniosa.
Conceitos:
Valores, Letramento Digital; (Palavra/Texto; Imagem; Som; Vídeo);
Autonomia; Emancipação Digital; Espaço Tempo; Comunicação;
Informação.
HABILIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS:
-
Participar e vivenciar situações de aprendizagem, adotando atitudes
cooperativas, colaborativas, solidárias, humanas e respeitosas ao
relacionar-se com o grupo, transformando e socializando os
conhecimentos desenvolvidos.
-
Resolver situações-problema que envolvem a utilização de
tecnologias de forma ativa e participativa na construção do
conhecimento, superando a condições de mero consumidor de
informação.
CRITÉRIOS
QUALITATIVOS DE AVALIÇÃO
-
Participa e vivência de forma satisfatória situações de
aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas,
solidárias, humanas e respeitosas ao relacionar-se com o grupo,
transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.
-
Resolve adequadamente situações problema que envolvem a utilização
tecnologias de forma ativa e participativa na construção do
conhecimento, superando a condições de mero consumidor de
informação.
ESTUDO DA
REALIDADE : Um novo pensar sobre nossa realidade (Conhecendo
Gentileza- O Poeta)
- Assistir ao Documentário ou contar a história do Profeta Gentileza
- Após a exibição do vídeo, discutir com os alunos as questões relacionadas ao vídeo, solicitando que as respostas sejam acompanhadas de justificativas:
-
Por que alguém resolve viver com esta filosofia de vida?
-
O que ações como as do "Profeta" podem gerar nas pessoas?
-
Você diria que ele é sonhador?
Trazer
o debate da temática para a realidade dos alunos:
-
O que é gentileza?
-
Existe espaço para a gentileza no mundo atual? E na escola?
-
A gentileza é um ato em extinção?
-
Gentileza gera gentileza?
-
Que atos de gentileza são possíveis identificar na escola?
-
O que podemos fazer, na prática, para se ter um mundo mais gentil?
- O que podemos
fazer na escola para que tenhamos um ambiente onde as pessoas sejam
mais gentis?
ORGANIZAÇÃO DO
CONHECIMENTO
- Assistir o Videoclipe: Gentileza Gera Gentileza (Life Vest Inside).
- Narrativas do cotidiano de pequenos gestos de gentileza
-
Após comentários, no kolou paint, criar ilustrações com atos de
gentileza.
- Trabalhar com fábulas que tem como princípio central a gentileza, ( anexo).
-
No editor de texto, criar uma fábula sobre gestos de gentileza.
- Discutir sobre os 10 mandamentos da gentileza (anexo).
-
Criar quadrinhos com cada mandamento sobre gentilezas.
- Vídeos sobre o tema Gentileza.
-
Criar ilustrações com atos de gentileza.
- Elaborar material informativo (cartazes, panfletos, etc) sobre gentileza na escola.
- Criação de poemas/histórias sobre o tema gentileza.
- Fazer um mural como fazia o profeta da gentileza, divulgando o amor e a gentileza
- Sessão do filme Sempre Amigos ou Corrente do Bem, seguido de reflexão e debate.
APLICAÇÃO
DO CONHECIMENTO
- Produzir um vídeo com dicas de Gentileza e socializar com as demais turmas.
- Pintar murais como fazia o Profeta, divulgando o amor e a gentileza.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a
aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e
intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve
apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura
frente aos problemas levantados, no que se refere à pratica da
gentileza e como cada um pode, com atitudes simples, colaborar para
que isso ocorra. Posteriormente, o professor acompanhará as
produções dos estudantes para a apresentação dos resultados,
fazendo as intervenções necessárias.
________________________________________________
Fábulas sobre Gentileza
O
Leão e o Rato
Não
é possível medir a gratidão pelo tamanho do Benfeitor
Boas ações feitas, bons frutos criados...
Um
Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que
passou correndo sobre seu rosto.
Com
um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o
Rato suplicou:
"Ora,
veja bem, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia
retribuir sua bondade."
Apesar
de rir por achar ridícula tal possibilidade, ainda assim, como não
tinha nada a perder, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu
que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por
caçadores. Assim, preso ao chão, amarrado por fortes cordas,
completamente indefeso e refém do fatídico destino que certamente o
aguardava, sequer podia mexer-se.
O
Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até
deixá-lo livre. Então disse:
"O
senhor riu da simples ideia de que eu seria capaz, um dia, de
retribuir seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é
capaz de fazer um favor a um poderoso Leão."
Moral
da História:
Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência do benfeitor.
Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela aparência do benfeitor.
Salvo
pela Gentileza
Conta-se
uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega.
Certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara
frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele
ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou
por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído
para suas casas e era impossível que alguém pudesse
escutá-lo. Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a
temperatura insuportável.
De
repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou
com vida.
Depois
de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que ele
foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua
rotina de trabalho...
Ele
explicou:
- Trabalho nesta empresa há 35
anos, centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e o
Senhor é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã
e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse “Bom
dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora
da saída. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. Por
isto o procurei e o encontrei...
|
O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era o mais
forte, e o vento disse: “Provarei que sou o mais forte. Vê aquele
velho que vem lá embaixo com um casaco? Aposto como posso fazer com
que ele tire o casaco mais depressa do que você”.
O
sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se
tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho
segurava o casaco junto de si.
Finalmente acalmou-se e foi embora; então o sol saiu de
trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente, ele
esfregou o rosto e tirou o casaco. O sol disse então ao vento que a
gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a
força.
Como dizia Shakespeare
Como dizia Shakespeare
A
Formiga e a Pomba (Fábula de Esopo)
Uma formiga foi à margem do rio para beber água, no
entanto, de forma inesperada, acabou sendo arrastada por uma forte
correnteza, estando prestes a se afogar.
Uma
pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo,
arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma.
Então, subindo na folha a formiga pode flutuar em
segurança até a margem mais próxima.
Eis
que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, escondido sob a
densa folhagem da árvore, se prepara para capturar a pomba.
Ele, cuidadosamente, coloca visgo no galho onde ela
repousa, sem que a mesma perceba o iminente perigo.
A formiga, percebendo sua má intenção, imediatamente
dá-lhe uma forte ferroada no pé. Tomado pelo susto e gritando de
dor, ele assim deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance
para que a Pomba desperte e voe para longe, se pondo finalmente a
salvo.
Esta história nos mostra claramente a lei de ação e
reação agindo em nossas vidas, e a importância da gratidão.
Gentileza
gera gentileza, portanto plante sempre o melhor, pois assim você
atrairá coisas boas na sua vida.
OS
DEZ MANDAMENTOS DA GENTILEZA
1º Tente
se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as
pessoas, seu modo de pensar e agir.
2º Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.
3º Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.
4º Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
5º Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.
6º Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.
7º Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.
8º Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
9º Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.
10º Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.
(escritora Rosana Braga)
achei bem interessante esse postagem sobre a gentileza tão esquecida no dia a dia das pessoas.
ResponderExcluirParabéns... ótimo material... vou utilizar com meus alunos...
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluir